• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Yavad Zarif, indicou que o Irã não espera chegar a nenhum acordo substancial sobre o litígio nuclear na nova rodada negociadora com o Grupo 5+1, que começa na terça-feira em Viena.

Em declarações divulgadas neste domingo pela agência oficial de notícias iraniana "Irna", Zarif disse que o Irã não espera "chegar a um acordo nesta rodada de negociações e também não o tínhamos planejado", ao mesmo tempo em que acrescentou que "o propósito desta reunião é mais uma troca de opiniões".

"Nesta rodada de negociações falaremos sobre os aspectos do programa nuclear do Irã com fins pacíficos, especialmente sobre o tema do enriquecimento e o tema de água pesada" do reator de Arak, assim como da eliminação das sanções impostas a Teerã, declarou o ministro iraniano.

O ministro iraniano declarou que nesta rodada serão abordados temas já antes estipulados como "a colaboração internacional no campo da tecnologia nuclear pacifica do Irã, que é um dos compromissos do 5+1 no marco do plano de ação conjunta".

Além disso, segundo Zarif, serão discutidos "os compromissos contratuais deles (o G5+1) no tema de Tratado de Não-Proliferação (TNP)".

Para Zarif, o importante é que em todas as negociações se fala sobre "a forma de criar confiança e não sobre o princípio do programa nuclear iraniano", já que este "seguirá com seu ritmo, mas nós estamos dispostos a estimular a confiança em que nosso programa será pacifico".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]