• Carregando...
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fala sobre o programa nuclear iraniano | JACK GUEZ/AFP
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fala sobre o programa nuclear iraniano| Foto: JACK GUEZ/AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira (30) que o Irã quebrou o acordo nuclear assinado com diversas potências internacionais e mentiu sobre o desenvolvimento de seu programa nuclear.  

Em discurso feito da sede do Ministério da Defesa em Tel Aviv, o premiê acusou Teerã de ter mentido sobre a interrupção do programa e mostrou o que ele diz ser arquivos secretos que confirmam suas afirmações.  

Leia também: Trump não sabe de política, diz presidente do Irã ao comentar acordo nuclear

"Esses arquivos provam de forma conclusiva que o Irã tem mentido descaradamente quando diz que nunca teve um programa de armas nucleares", disse o israelense, que afirmou ter 55 mil páginas de documentos secretos iranianos.  

O israelense afirmou que Teerã violou o acordo porque, ao assinar o documento, não revelou todos os detalhes sobre seu programa.  

Netanyahu também disse que o governo iraniano continuou desenvolvendo mísseis capazes de carregar armas nucleares mesmo após o acordo, em 2015. 

Segundo ele, o governo iraniano transportou os arquivos sobre seu programa nuclear para uma instalação secreta em Teerã, de modo a manter os documentos escondidos.  

Leia também: França, Reino Unido e Alemanha pedem para que Trump não abandone acordo do Irã

Em sua fala, Netanyahu disse que os serviços de inteligência de Israel, que teriam descoberto os arquivos secretos iranianos, compartilharam parte dessas informações com os Estados Unidos. Assim, segundo ele, Washington pode confirmar as acusações.  

O premiê instou Donald Trump a deixar o acordo com Teerã, o que o americano já ameaçou fazer por diversas vezes. Além dos EUA e do Irã, também assinaram o pacto a China, o Reino Unido, a Rússia e a França.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]