• Carregando...

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou ontem que o país não aceita enviar urânio para enriquecimento no exterior a fim de tentar aliviar ou suspender as sanções impostas ao país por causa de seu programa nuclear.

As declarações de Ara­­­ghchi, publicadas no site da emissora estatal do Irã, surgem em meio a uma nova rodada de negociações sobre o dossiê atômico iraniano, marcada para terça e quarta em Genebra.

"Enviar o material para o exterior é a nossa linha vermelha. Nós não permitiremos o envio de um grama sequer do urânio do Irã", afirmou Araghchi.

O posicionamento de Teerã pode decepcionar as delegações ocidentais, que pleiteiam o envio do urânio para o exterior com o objetivo de evitar o enriquecimento no país com fins bélicos.

O Irã nega planos de construir a bomba nuclear e alega enriquecer urânio para fins medicinais e energéticos. Participarão da rodada de negociação Irã, Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha. O Irã deseja que os EUA aliviem as sanções em troca de concessões no programa nuclear.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]