• Carregando...

Os presidentes de Irã, Afeganistão e Paquistão iniciaram conversas em Teerã neste domingo sobre formas de combater o terrorismo, o tráfico de drogas e outros problemas de segurança regionais.

A cúpula de um dia, parte dos esforços para reforçar a cooperação entre os três vizinhos, coincide com uma ofensiva lançada pelas forças de segurança paquistanesas este mês para conter a expansão da insurgência talibã no noroeste do país.

O Afeganistão, onde a violência cresceu dramaticamente nos últimos dois anos apesar da mobilização de mais tropas dos EUA e aliados, também combate militantes do Talibã.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad recebeu Asif Ali Zardari e Hamid Karzai, seus pares paquistanês e afegão, no encontro realizado no norte da capital do país.

"Os presidentes dos três países irão discutir questões de segurança e a reconstrução do Afeganistão", disse a rede estatal iraniana IRIB. A tevê estatal informou que eles também conversarão sobre o comércio de ópio, que ajuda a financiar a milícia.

No mês passado, em Cabul, os ministros das relações exteriores dos três países concordaram em se encontrar uma vez por mês como parte dos esforços para combater o terrorismo e estabilizar o Afeganistão.

Os EUA disseram querer aumentar seu envolvimento com o Irã e com o Paquistão como parte de uma abordagem regional para lidar com a força crescente de militantes do Talibã no sul e no leste do Afeganistão.

Apesar de três décadas de mútua desconfiança, analistas dizem que o Irã e os EUA compartilham um interesse na estabilidade regional. O Irã afirma que Washington está fracassando no Afeganistão, mas que Teerã está pronta a ajudar em sua fronteira leste.

Em um encontro da ONU em Haia em março, o Irã se ofereceu a ajudar o Afeganistão a combater o tráfico de drogas, um gesto que a secretária de estado americana, Hillary Clinton, chamou de promissor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]