• Carregando...

O Irã poderá retornar às conversações sobre seu programa nuclear "assim que possível", disse neste domingo (7) o ministro das Relações Exteriores do país, sugerindo que a Turquia pode ser um local possível.

Manouchehr Mottaki deu o sinal mais positivo até o momento de que Teerã está disposta a retomar as negociações paralisadas há mais de um ano, que levaram a sanções internacionais mais rígidas contra a República Islâmica.

O P5+1 - grupo permanente de membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e a Alemanha - haviam proposto discutir com o Irã sobre o seu programa nuclear entre 15 e 17 de novembro em Viena, uma aproximação bem-vinda pelo Irã, que porém nunca formalizou sua concordância.

"As consultas estão seguindo, elas estão no caminho correto", disse Mottaki em coletiva de imprensa.

"Estamos esperançosos de que o tempo e a agenda e o conteúdo das negociações serão acertados em breve por ambas as partes e que as partes começarão as conversações em assim que possível", acrescentou.

Um local alternativo à Viena, sede da agência nuclear da ONU, ele sugeriu a vizinha Turquia.

"Conversamos com nossos vizinhos turcos e estamos de acordo em relação a manter estas negociações na Turquia", disse ele.

A mulçumana Turquia, que aprofundou os laços comerciais com o país vizinho, diz que está disposta a mediar as negociações entre o Ocidente e Teerã sobre o programa nuclear iraniano e disse que há havia ofertado no passado para sediar as discussões.

Juntamente com o Brasil, a Turquia tentou acordo, sem sucesso, para evitar novas sanções contra o Irã aprovadas em junho pelo Conselho de Segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]