• Carregando...

O governo irlandês convidou a rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, para uma visita a Dublin, a primeira de um monarca britânico à república.

A ilha da Irlanda foi inteiramente governada pela Grã-Bretanha até a década de 1920, quando 26 condados se separaram, depois tornando-se uma república, enquanto outros 6 condados continuaram sob o governo de Londres, sob o nome de Irlanda do Norte.

Os governos britânico e irlandês cooperam estreitamente na implementação do acordo de paz na Irlanda do Norte, onde há tensão entre protestantes pró-monarquia e católicos republicanos.

"Nenhum obstáculo atualmente existe (...) para essas cortesias normais de Estados vizinhos amistosos, na troca de visitas entre chefes de Estado", disse o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, à TV estatal RTE, após se reunir em Londres com seu homólogo britânico, David Cameron.

"Acho que seria um fato positivo", disse Cowen sobre a visita da rainha. "É oportuno agora que avancemos nessa relação."

O palácio de Buckingham não comentou a notícia.

Todos os principais partidos irlandeses apoiam o processo de paz, mas alguns grupos nacionalistas manifestaram sua oposição à visita da rainha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]