• Carregando...

O governo israelense afirma te interceptado nesta quarta-feira (5) um barco no Mar Vermelho que transportava um carregamento iraniano com armas sofisticadas destinadas a grupos palestinos na Faixa de Gaza. entre os equipamentos estariam dezenas de foguetes.

O navio Klos C transportava foguetes M-302 de fabricação síria. Ele foi interceptado a mais de 1.600 quilômetros ao sul de Israel, em frente ao Sudão e à Eritreia, informou porta-voz militar, o tenente-coronel Peter Lerner.

Ele acrescentou que os foguetes M-302 têm um alcance de 160 quilômetros e que melhoraram significativamente a eficiência dos combatentes islâmicos de Gaza, colocando quase toda Israel ao seu alcance. Até o momento, os islâmicos tinham alcance de 80 quilômetros com seus mísseis M-75. O grupo militante libanês Hezbollah usou os M-302 em uma guerra contra Israel em 2006, disse o militar.

"Quando fala com as grandes potências mundiais, o Irã sorri e diz coisas agradáveis, mas este mesmo Irã envia armas mortíferas às organizações terroristas", acusou em um comunicado o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em visita aos Estados Unidos. "Faz isso através de uma rede de operações secretas para enviar foguetes, mísseis e outras armas mortais que serão utilizadas para prejudicar civis inocentes. É o verdadeiro Irã e este país não deve se dotar de armas nucleares", acrescentou.

Segundo o porta-voz do exército israelense, Peter Lerner, "em uma operação complexa e secreta da marinha israelense, no início da manhã desta quarta (5) as forças israelenses interceptaram em águas internacionais entre o Sudão e a Eritreia um barco que transportava um carregamento de armas iranianas com destino à Faixa de Gaza".

"A tripulação do barco, o 'Klos-C', com bandeira panamenha, não opôs resistência", afirmou o porta-voz em uma teleconferência de imprensa. "Foram encontrados dezenas de mísseis terra-terra M302 de fabricação síria. Se tivessem chegado ao seu destino, teriam ameaçado milhares de israelenses."

Inteligência militar

O exército declarou em um comunicado que os serviços de inteligência militar identificaram há vários meses o transporte de mísseis fabricados na Síria do aeroporto de Damasco a Teerã. Os mísseis tinham um alcance de centenas de quilômetros, ou seja, maior que os que costumam ser utilizados pelos grupos armados de Gaza.

"Era incomum, já que este tipo de transporte costuma ser realizado do Irã para a Síria, e não o contrário", afirma o comunicado.

A partir de Teerã, o carregamento foi levado ao porto iraniano de Bandar Abbas, onde foi carregado no "Klos-C", que posteriormente "chegou ao porto iraquiano de Um Qasr, onde outros contêineres de sacos de cimento foram embarcados para completar a camuflagem e ocultar a conexão iraniana", informa o exército israelense.

Segundo a mesma fonte, quando foi interceptado, o navio se dirigia a Porto Sudão, de onde as armas seriam transportadas por via terrestre até Gaza através da península egípcia do Sinai.

"Parece mais uma vez que o Irã continua sendo o principal exportador de terrorismo no mundo", declarou o ministro da Defesa israelense, Moshe Yaalon, em um comunicado, no qual afirma que "estas armas deveriam chegar a organizações terroristas na Faixa de Gaza através do Sudão".

Em março de 2011, a marinha israelense interceptou no Mediterrâneo o barco "Victoria", afirmando que transportava armas iranianas à Faixa de Gaza. O Irã desmentiu categoricamente esta informação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]