• Carregando...

Israel anunciou que se recusa a participar em uma conferência sobre o fim dos programas nucleares no Oriente Médio, prevista para acontecer em Helsinque, na Finlândia.

"Este anúncio foi feito na quarta-feira em Viena durante uma reunião da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pelo diretor da Comissão Israelense para a Energia Nuclear, Shaul Horev", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ygal Palmor.

O jornal Haaretz informa que Horev justificou a posição com a afirmação de que "a situação explosiva" do Oriente Médio não é compatível com a participação de Israel na conferência, prevista para o fim de 2012 ou início de 2013, e apoiada pelos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o Haaretz, Horev explicou que o fim dos programas nucleares no Oriente Médio só pode ser considerado após a instauração de relações de paz e de confiança entre todos os Estados da região.

Também afirmou que deve ser resultado de uma iniciativa regional e não da pressão externa.

A conferência de Helsinque acontecerá em um clima de tensão pela questão nuclear iraniana. Os países ocidentais e Israel acusam o Irã de tentar produzir armamento atômico sob a fachada de um programa civil, o que é negado por Teerã.

Israel é considerado a única potência nuclear no Oriente Médio. O país é membro da AIEA, mas não assinou o Tratado de Não Proliferação das Armas Nucleares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]