• Carregando...

O governo de Israel deu nesta sexta sinais de que pode chegar a um acordo sobre a expansão de assentamentos israelenses na Cisjordânia, em áreas reivindicadas também pelos palestinos. "Israel está preparado para chegar a um compromisso aceitável para todas as partes", afirmou um alto funcionário do governo. Segundo ele, porém, "não pode haver nenhuma construção" nos assentamentos.

O prazo para a paralisação das construções israelenses acaba no domingo, e os palestinos ameaçam deixar as negociações de paz no Oriente Médio, caso as obras na região recomecem. Segundo o funcionário, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, trabalha bastante para chegar a um acordo até domingo. A moratória tem vigorado há 10 meses para as construções na Cisjordânia. Agora, o governo de Israel indica que pode fazer um novo acordo, aceitável para os palestinos e para os Estados Unidos. Os americanos mediam as conversações no Oriente Médio e já pediram a ampliação das restrições.

Israel já declarou anteriormente que as restrições não seriam renovadas, mesmo após o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, ameaçar abandonar o diálogo por causa desse impasse. Obama reafirmou ontem que a moratória deve ser ampliada. O diálogo entre os dois lados ficou paralisado por 20 meses, desde que Israel lançou uma violenta ofensiva na Faixa de Gaza contra o grupo militante Hamas, em dezembro de 2008. O Hamas controla Gaza. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]