• Carregando...
O líder da aliança Azul e Branco e general aposentado Benny Gantz informou ao presidente de Israel que não conseguiu formar um governo de coalizão
O líder da aliança Azul e Branco e general aposentado Benny Gantz informou ao presidente de Israel que não conseguiu formar um governo de coalizão| Foto: Jack GUEZ / AFP

O ex-chefe militar Benny Gantz não conseguiu reunir apoio suficiente no parlamento para formar um governo e afastar o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, aproximando Israel de sua terceira eleição em um ano e prolongando o impasse político no país.

Quatro semanas depois de Netanyahu ter fracassado na mesma tarefa, Benny Gantz - o único político a apresentar um sério desafio ao primeiro-ministro na última década - informou ao presidente israelense Reuven Rivlin que não foi possível montar uma coalizão de governo.

Gantz, em discurso transmitido pela televisão, disse que estava "disposto a fazer concessões de longo alcance" para formar um governo amplo unindo sua facção Azul e Branca e o Likud de Netanyahu, que enfrenta processos legais, mas foi confrontado por "um bloco que insistia em colocar os interesses de um homem na frente dos interesses do país".

Agora, em um situação que nunca aconteceu antes nos 71 anos de história de Israel, a decisão vai para o parlamento.

Nas próximas três semanas, a lei permite a qualquer um dos 120 membros do Knesset, o parlamento de Israel, uma chance de fazer o que Gantz e Netanyahu não conseguiram: reunir os 61 votos necessários para formar um governo. Se isso também falhar, como a maioria dos analistas prevê, os eleitores terão que decidir em uma nova eleição, provavelmente em março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]