• Carregando...
Itália reabre restaurantes
No primeiro dia de reabertura, em maio, os restaurantes italianos tiveram pouco movimento de clientes.| Foto: Andreas Solaro/AFP

Um senador italiano lançou, nesta quinta-feira (23), o partido Italexit, com o objetivo de tirar a Itália da União Europeia (UE), assim como aconteceu no Reino Unido com o Brexit. O senador ultraconservador Gianluigi Paragone decidiu lançar seu movimento após uma reunião em Londres com o líder do Partido Brexit, Nigel Farage.

Conhecido por suas posições anti-europeias, Paragone decidiu fundar o movimento após o histórico acordo europeu alcançado nesta semana para combater a pandemia de coronavírus e revitalizar a economia, que tem a Itália como o primeiro beneficiário, já que o país foi um dos mais afetados pelo vírus no continente.

"O movimento crescerá muito e na mesma proporção que as mentiras que a União Europeia nos conta", disse Paragone durante uma coletiva de imprensa organizada na Câmara dos Deputados italiana. Em entrevista ao jornal La Repubblica, Paragone afirmou que "o cidadão europeu não existe" e que a UE está "à beira do colapso".

Pacote

A Comissão Europeia apresentou plano para disponibilizar a países da União Europeia 750 bilhões de euros em subsídios e empréstimos para ajudá-los a se recuperar dos impactos do coronavírus.

A maior parte do dinheiro irá para Itália e Espanha, os mais afetados pela pandemia, que juntos receberão 313 bilhões de euros. O objetivo também é proteger o mercado único da UE de se fragmentar. Dos 750 bilhões de euros, dois terços serão referentes a subsídios financiados por tomadas de empréstimos conjuntos e um terço em empréstimos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]