• Carregando...

O Itamaraty recomendou, em nota publicada no Portal Consular, que brasileiros evitem viagens tidas como não-essenciais aos países africanos afetados pelo atual surto do ebola.

"Recomenda-se a cidadãos brasileiros que evitem viagens não-essenciais aos países afetados pela febre hemorrágica ebola. Aos cidadãos brasileiros que se encontram, atualmente, no continente africano, sobretudo na África Ocidental, o Itamaraty recomenda que mantenham a serenidade, além de medidas básicas de higiene individuais e coletivas que auxiliam na prevenção", diz a nota.

A recomendação difere da orientação distribuída pelo Ministério da Saúde até o momento.

"A Organização Mundial da Saúde não recomenda restrições de viagens para os países que apresentam transmissão porque o risco de infecção para os viajantes é muito baixo, já que a transmissão de pessoa a pessoa só se dá com o contato direto com os fluidos corporais ou secreções de um paciente infectado. Além disso, a transmissão ocorre, principalmente, em vilas e povoados de áreas rurais", diz a nota técnica publicada no site do ministério.

A posição o ministério é recomendar, somente, que brasileiros que vivem nas capitais dos países afetados evitem ir às regiões atingidas pelo ebola, em vilas do interior. E desencorajar a ida de missionários brasileiros a esses mesmos locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]