• Carregando...
Além do texto, Enes Kanter acrescentou fotos de um tênis com a mensagem “Acabem com a extração de órgãos na China”
Além do texto, Enes Kanter acrescentou fotos de um tênis com a mensagem “Acabem com a extração de órgãos na China”| Foto: Reprodução/Twitter

O pivô Enes Kanter, do Boston Celtics, um dos maiores times da principal liga de basquete dos Estados Unidos, a NBA, acusou o governo da China de envolvimento na extração forçada de órgãos, em uma publicação no Twitter.

“O governo chinês está envolvido na extração forçada de órgãos. Grupos étnicos e religiosos, tibetanos, uigures em campos de extermínio, cristãos, (adeptos da prática espiritual chinesa) Falun Gong são todos alvos. Fígado. Rim. Coração. Parem de matar por órgãos. É um crime contra a humanidade. Acabem com a extração forçada de órgãos na China, AGORA!”, escreveu Kanter. Na publicação, o atleta acrescentou fotos de um tênis com a mensagem “Acabem com a extração (forçada) de órgãos na China”.

Conhecido por suas críticas ao regime chinês, Kanter já havia usado tênis com as palavras “Tibete Livre” e cores da bandeira tibetana. Em mensagens anteriores, chamou o líder chinês Xi Jinping de “ditador”.

Em agosto, o serviço de streaming chinês Tencent parou de exibir jogos do Boston Celtics na China, numa aparente resposta às críticas de Kanter ao governo. Turco, o atleta também é crítico do presidente do seu país, Recep Erdogan.

Em junho, especialistas em direitos humanos das Nações Unidas manifestaram preocupação sobre relatos de extração forçada de órgãos de integrantes de minorias detidos na China.

“De acordo com as denúncias recebidas, os órgãos mais comumente retirados dos presos seriam corações, rins, fígados, córneas e, menos comumente, partes de fígados. Esta forma de tráfico de natureza médica supostamente envolve profissionais do setor de saúde, incluindo cirurgiões, anestesistas e outros especialistas médicos”, alertaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]