• Carregando...

Uma série de cinco "encontros exploratórios" entre Israel e Palestina na Jordânia para examinar a possibilidade de retomar as negociações de paz terminou nesta quarta-feira (25) sem resultados tangíveis.

O quinto e último "encontro exploratório" foi concluído sem resultados porque "Israel não deu um só passo" rumo a uma retomada formal das negociações de paz, afirmou uma fonte palestina.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou por sua vez que viajará à região na semana que vem "para animar as duas partes a se comprometer decisivamente e criar uma atmosfera positiva para avançar".

Uma autoridade palestina declarou à AFP, sob anonimato, após a reunião realizada em Amã, que "podemos dizer que o resultado de todos estes encontros é nulo, porque Israel não deu um só passo para retomar as negociações" de paz.

"A reunião de hoje era a última, e não haverá mais reuniões exploratórias com a parte israelense", disse. "Nenhuma das reuniões com a parte israelense (...) desembocou em um resultado positivo, pela rejeição de Israel de deter a colonização" na Cisjordânia, completou o responsável.

O ministro jordaniano das Relações Exteriores, Nasser Jawdeh, qualificou nesta quarta-feira de "claras e sérias" as reuniões exploratórias israelenses-palestinas e disse ainda que "não haverá reuniões na semana que vem entre palestinos e israelenses para avaliar os resultados e os meios de passar para a etapa seguinte".

Os encontros "exploratórios" de Amã são os primeiros em público entre as duas partes desde o fim das negociações de paz em setembro de 2010.

O Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU) convocou em 26 de outubro as duas partes a apresentar suas posições sobre o traçado das fronteiras e a segurança no prazo de três meses.

Os negociadores palestinos consideram que o prazo expira em 26 de janeiro, enquanto Israel afirma que é 3 de abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]