• Carregando...
Velas foram acesas no local do acidente fatal sofrido pelo carismático populista Haider, em Klagenfurt, na Aústria | Miro Kuzmanovic / Reuters
Velas foram acesas no local do acidente fatal sofrido pelo carismático populista Haider, em Klagenfurt, na Aústria| Foto: Miro Kuzmanovic / Reuters

O político ultranacionalista austríaco Jörg Haider estava alcoolizado quando sofreu o acidente que o matou, na madrugada do último sábado (11), perto da cidade de Klagenfurt, na Caríntia, estado do qual era governador. De acordo com seu sucessor à frente da Aliança para o Futuro da Áustria (BZÖ), Stefan Petzner, a taxa de álcool no seu sangue era de 1,8 gramas por litro, mais de três vezes superior ao limite legal (que é de 0,5g/l).

- É correto que Jörg Haider estava bêbado no momento do acidente. Posso e devo confirmar - disse Petzner, antigo porta-voz de Haider, à agência APA.

De acordo com a reconstituição do acidente, Haider também dirigia a uma velocidade duas vezes maior que a permitida (cerca de 142 km/h) quando sofreu o acidente. Os danos internos sofridos pelo político, de 58 anos, foram tamanhos que, mesmo usando cinto de segurança e de os airbags funcionarem corretamente, não pôde sobreviver ao impacto contra um poste de concreto.

Haider perdeu o controle de seu Volkswagen Phaeton V6, de tração total, após fazer uma ultrapassagem em um trajeto praticamente reto que não apresentava dificuldades especiais de direção. No momento do choque, o político voltava de um ato de seu partido e da festa de uma revista em um clube noturno, acompanhado por seus colaboradores políticos.

Petzner assegurou que Haider não feriu ninguém no acidente e que pagou por seus atos "o preço mais alto possível que se pode pagar: com sua própria vida". Ele solicitou que a imprensa pare de publicar notícias relacionadas à sua morte para "respeitar os desejos de privacidade da família". O corpo de Haider será cremado no próximo sábado. A urna com suas cinzas será enterrada em seu sítio familiar em Caríntia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]