• Carregando...
Soldados sul-coreanos da  participam de uma simulação de incêndio perto da zona desmilitarizada que separa as duas “Coreias” | REUTERS/Lee Sang-hak/Yonhap
Soldados sul-coreanos da participam de uma simulação de incêndio perto da zona desmilitarizada que separa as duas “Coreias”| Foto: REUTERS/Lee Sang-hak/Yonhap

A Coreia do Norte advertiu nesta sexta-feira que um endurecimento das sanções da ONU ao país após o terceiro teste nuclear equivaleria a uma "declaração de guerra" e reiterou a ameaça de responder com ataques.

"As sanções contra a RPDC (Coreia do Norte) são exatamente uma ação de guerra e uma declaração de guerra", assinalou o "Rodong Sinmun", jornal do Partido dos Trabalhadores norte-coreano, em informação divulgada pela agência de notícias estatal "KCNA".

O jornal considerou o teste nuclear realizado na terça-feira pelo regime de Kim Jong-un "o exercício do legítimo direito à defesa própria de um Estado soberano" e qualificou como "um grave movimento provocador" as chamadas da Coreia do Sul para endurecer as sanções que a ONU já impõe ao país.

Se o Conselho de Segurança da ONU "endurecer persistentemente as sanções ao acatar as políticas dos EUA, só provocará um impiedoso ataque de vingança" da Coreia do Norte, afirmou o jornal, na retórica bélica que empregam habitualmente os meios de imprensa deste militarizado país.

O "Rodong Sinmun" disse que os supostos ataques norte-coreanos de represálias teriam como alvo "as fortificações de todas as formas de sanções, incluindo a inspeção de navios e o bloqueio marítimo".

As ameaças, similares às realizadas - embora não cumpridas - em outras ocasiões pelo regime norte-coreano, foram produzidas depois que este advertisse ontem, também através do "Rodong Sinmun", que está "totalmente preparado" tanto para as sanções como para a guerra.

Além disso, Pyongyang ameaçou fazer represálias contra os Estados Unidos e seus aliados se o Conselho de Segurança, sob a pressão exercida por estes, tentarem impor novas medidas de castigo.

A Coreia do Norte realizou na terça-feira na base de Punggye-ri, no nordeste do país, seu novo teste nuclear, o terceiro após os realizados em 2006 e 2009, o que fez com que fosse condenado por parte da ONU e da comunidade internacional.

Tanto os EUA como a Coreia do Sul fizeram chamadas ao Conselho de Segurança da ONU para que tome o mais rápido possível novas medidas sancionadoras contra o regime de Kim Jong-un.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]