• Carregando...

O jornal "Bild" publicou em sua edição desta sexta-feira (31) fotos inéditas das ruínas do bunker de Adolf Hitler em Berlim, feitas por um fotógrafo torcedor da extinta República Democrática Alemã (RDA) em 1987.

As imagens, definidas como documento histórico pelo veículo, mostram as ruínas do bunker berlinense, décadas depois do suicídio do Führer - 30 de abril de 1945 - e foram feitas por um aprendiz de motorista de ônibus, Robert Conrad.

De acordo com seu relato, o fotógrafo, que agora tem 50 anos, se infiltrou nas ruínas disfarçado de operário da obra e registrou as imagens secretas.

Os restos do bunker berlinense ficavam no setor leste da capital, território da Alemanha comunista, perto da fronteira com o lado ocidental.

Conrad entrou no espaço aproveitando a passagem de uma obra ao lado e captou as imagens com uma pequena câmera fotográfica com objetiva de 35 milímetros.

"Era a única e última oportunidade de documentar o lugar", disse Conrad ao diário "Bild", já que imediatamente depois iriam a começar as obras de construção de casas e esses acessos ficariam fechados.

Segundo explica, voltou ao lugar cerca de 30 vezes, apesar do perigo de ser descoberto.

O fotógrafo diz, ainda, ter certeza de ter descoberto também o lugar onde Magda Goebbels, a esposa do ministro da propaganda, Joseph Goebbels, envenenou seus seis filhos.

Conrad garante não ser um "fã" do regime nazista e ter feito as fotografias por "fascinação" pelos locais históricos.

O então aprendiz de motorista atualmente trabalha como fotógrafo especializado em arquitetura em todo o país.

O que sobrou do bunker onde Hitler se suicidou com Eva Braun entrou para o patrimônio arquitetônico nacional para protegê-lo das escavadeiras em 1992, três anos depois da queda do Muro e dois da reunificação alemã.

No espaço chegaram a viver 700 pessoas, entre altos dirigentes, funcionários e oficiais das SS e o local fica perto do Reichstag, sede do Parlamento, e o emblemático Portão de Brandeburgo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]