• Carregando...

Um juiz chileno afirmou nesta quarta-feira (2) ter calculado o valor exato da fortuna acumulada no exterior pelo falecido ditador Augusto Pinochet. De acordo com o magistrado Manuel Valderrama, as contas de Pinochet e de seus familiares no exterior somavam US$ 25.978.602,79 pouco antes da morte do ex-ditador, em dezembro de 2006.

O juiz investigativo disse que mais de US$ 20 milhões têm origem não justificada.

Pinochet assumiu o poder em 1973 por meio de um golpe de Estado contra o presidente democraticamente eleito Salvador Allende e permaneceu no poder até 1990.

A existência de contas secretas de Pinochet no exterior veio à tona quando uma comissão do Senado dos Estados Unidos investigava operações suspeitas do Riggs Bank em Washington.

Valderrama também ordenou a detenção do general da reserva Sergio Marcelo Moreno Saravia sob suspeita de desvio de dinheiro público para as contas do ex-ditador.

Também nesta quarta-feira, o juiz Víctor Montiglio ordenou formalmente a detenção de 129 ex-agentes da repressão acusados de atuar contra dissidentes durante a ditadura liderada por Pinochet. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]