Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oposição

Juiz se posiciona contra referendo de reeleição na Colômbia

Uribe não disse claramente se está interessado em se candidatar às eleições de maio

Um juiz recomendou que o supremo tribunal do país rejeite uma proposta que permite ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, buscar uma segunda reeleição em maio, informou a mídia local nesta quinta-feira.

Fontes judiciais informaram que o magistrado Humberto Sierra elaborou um relatório que declarava a consulta popular como ilegal devido a irregularidades. A proposta já foi aprovada pelo Congresso.

Mas o relatório pode ser acolhido ou rejeitado pelos outros oito magistrados do Tribunal Constitucional, que em conjunto devem emitir uma sentença, considerada como a decisão jurídica mais importante da política nos últimos anos na Colômbia.

Uribe não disse claramente se está interessado em se candidatar às eleições de maio caso o Tribunal Constitucional declare como legal a realização de um referendo popular sobre o tema.

Se a maioria dos novos magistrados declarar o referendo como ilegal, o presidente será impedido de se candidatar mais uma vez.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.