• Carregando...
Bo Xilai (ao microfone) é julgado na China | Reuters/China Central Television (CCTV)/Reprodução
Bo Xilai (ao microfone) é julgado na China| Foto: Reuters/China Central Television (CCTV)/Reprodução

O julgamento do ex-político chinês Bo Xilai por crimes de corrupção, que começou nesta quinta-feira (22) na cidade de Jinan, é o primeiro a ser transmitido oficialmente pela internet.

Apesar da grande quantidade de jornalistas que foram até o local da audiência, a maioria das pessoas só poderá acompanhar o processo por meio da conta que o tribunal abriu no Weibo, a versão chinesa do Twitter.

Nesta página o tribunal atualiza a cada poucos minutos o que ocorre na sala onde Bo está sendo julgado. Segundo a televisão estatal "CFTV", 110 pessoas entraram no tribunal, entre elas 19 jornalistas e cinco familiares do acusado.

A expectativa que o julgamento despertou é tanta que o site do tribunal, aberto especialmente para a ocasião, teve mais de 150 mil visitas em cinco horas. A audiência foi o segundo tema mais comentado na rede social chinesa.

Entre todas as atualizações, a de maior popularidade foi a publicação de uma fotografia de Bo Xilai na sala, a primeira imagem do ex-líder divulgada em mais de um ano, quando foi preso em Pequim. A imagem do famoso ex-político foi compartilhada 38.339 vezes em pouco mais de uma hora.

Enquanto ontem a censura limpou comentários a favor de Bo, hoje foram permitidas algumas opiniões favoráveis a ele.

"Quando estava em Chonqging (cidade que o ex-político governou), tratava verdadeiramente bem o povo. Sabemos disso. É triste ver esta cena", disse um internauta.

Ao contrário da cobertura pela internet, os meios de comunicação chineses, inclusive em inglês, dedicam pouco espaço ao julgamento de Bo Xilai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]