• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Julho foi o mês mais quente já registrado no mundo, segundo estudo da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira (20). A temperatura média mundial de 16,61 graus C supera a de qualquer outro período desde 1880, ano em que os dados começaram a ser coletados.

Segundo o estudo, a temperatura em áreas terrestres no mês passado foi 0,96 graus C superior à média do século 20. Nos oceanos, julho de 2015 teve incremento de 0,75 graus C em relação à média do século passado.

Ondas de calor intenso, fora dos padrões esperados, foram observadas em diversos países. No Hemisfério Norte, onde a estação atual é o verão, a alta nos termômetros foi acima do que se esperava. Na Áustria, por exemplo, que tem inclusive medições anteriores a 1880, este foi o julho mais quente da história -- superou o recorde de 2006 em 0,3 graus C.

A parte ocidental de toda a Europa experimentou calor acima da média. Da mesma forma, a África e os extremos dos Estados Unidos também tiveram um mês mais quente do que o habitual.

A porção mais inferior do Globo, que atravessa atualmente o inverno, também registou médias acima das habituais para a época do ano. Segundo o NOAA, em alguns locais, como em estados das regiões Norte e Nordeste brasileiras, o mês alcançou seu recorde em termos de temperatura. Em valores gerais, o continente teve seu quinto julho mais quente da história.

Um mapa mostra como foi o comportamento durante julho em todo o mundo. A cor vermelha mais intensa aponta as regiões que tiveram quebra de recorde de calor para julho:

O mapa divulgado pela NOAA mostra o comportamento climático em todo o mundo: os pontos mais azulados representam temperaturas baixas, enquanto os avermelhados mostram valores altos. O vermelho mais intenso indica onde as temperaturas altas atingiram seu recorde
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]