Um júri na cidade de Nova York votou pelo indiciamento do ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021), segundo fontes ouvidas por órgãos de imprensa dos Estados Unidos, como a CNN e o New York Times.
O político republicano foi indiciado em um processo relativo a um suposto pagamento para encobertar um caso às vésperas da eleição de 2016. Com isso, Trump se torna o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar uma acusação criminal.
A imprensa americana informou que o indiciamento de Trump está sob sigilo e seu teor será divulgado nos próximos dias. Por ora, não se sabe os termos exatos da acusação contra o ex-presidente, nem se ele será preso.
Ele está sendo investigado pela Procuradoria de Nova York por pagar US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels para que ela supostamente silenciasse sobre um relacionamento entre ambos. Trump havia dito na semana retrasada que seria detido no dia 21 e pediu a seus apoiadores que protestassem.
As administrações de Nova York e da capital americana, Washington, reforçaram o policiamento devido à perspectiva de grandes manifestações caso Trump fosse indiciado e até preso naquele dia, o que não ocorreu.
A investigação, que durou quase cinco anos, cobre o pagamento à Daniels supostamente em troca de seu silêncio durante a campanha eleitoral de Trump em 2016 e parece estar focada na falsificação dos registros comerciais da Organização Trump, pela forma como teria sido incluído o reembolso desse pagamento ao ex-advogado de Trump Michael Cohen, que disse ter adiantado o dinheiro à mulher.
O ex-presidente americano sustenta que não foi “possível provar qualquer crime” e que o processo contra ele tem motivação política e é baseado “em um antigo e totalmente desmentido conto de fadas (por muitos outros promotores)”.
Deixe sua opinião