• Carregando...
Rafael Correa, ex-presidente do Equador, se apresentou ontem ao consulado do Equador na Bélgica | FP PHOTO / PRESIDENCIA DE ECUADOR
Rafael Correa, ex-presidente do Equador, se apresentou ontem ao consulado do Equador na Bélgica| Foto: FP PHOTO / PRESIDENCIA DE ECUADOR

Mais um ex-presidente de um país sul-americano está com problemas na Justiça. Desta vez é Rafael Correa, que governou o Equador entre 2007 e 2017. A juíza Daniella Camacho, da Corte Nacional de Justiça, determinou a prisão preventiva, por envolvimento no sequestro do ex-parlamentar Fernando Balda, em 2012, na Colômbia.

Opositor e critico ferrenho de Correa, Balda se refugiou com a família em Bogotá, capital da Colômbia, em 2009. Mas, segundo a revista colombiana “Semana”, os serviços de inteligência equatorianos tentaram sequestrá-lo. A operação fracassou. 

Em outubro, o ex-parlamentar foi deportado a pedido da Justiça do Equador, por causa de crimes de injúria e calunia. Ele aguarda a sentença. 

Pedido à Interpol

O jornal equatoriano “El Comércio”, informou que a Justiça também solicitou a emissão do alerta vermelho para que a Interpol localize e capture Correa. Segundo o advogado do ex-presidente, Caupolicán Ochoa, Correa vive com sua família na Bélgica. 

A Justiça tinha solicitado que Correa se apresentasse ontem na corte judicial. E que a cada 15 dias repetisse o procedimento. Mas o ex-chefe de Estado não compareceu. No mesmo dia, esteve no consulado equatoriano em Bruxelas. 

Leia também: ï»¿Referendo no Equador é mais uma derrota da esquerda na América Latina

Correa disse que, como ex-presidente, deseja cumprir com as exigências processuais “apesar da evidente perseguição política e judicial que venho sofrendo há meses.” Segundo o jornal equatoriano “El Universo”, simpatizantes de pretendem se mobilizar nesta quinta para defendê-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]