• Carregando...
Kerry (à dir.) e Netanyahu posam para foto após o encontro em Jerusalém | Reuters/Jacquelyn Martin/Compartilhamento
Kerry (à dir.) e Netanyahu posam para foto após o encontro em Jerusalém| Foto: Reuters/Jacquelyn Martin/Compartilhamento

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, vai tentar fazer com que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, tenham uma reunião cara a cara durante a sua quinta visita à região desde que chegou ao cargo, informou nesta sexta-feira (28) a imprensa israelense.

Kerry se reuniu na quinta-feira (27) à noite em Jerusalém com Netanyahu durante quatro horas para tratar sobre as condições e ações que cada parte deve fazer para retomar o processo de paz entre Israel e Palestina, estagnado desde setembro de 2010.

Os dois voltarão a se encontrar nesta tarde, informou a emissora de rádio "Voz de Israel". Também está previsto que o chefe da diplomacia americana se reúna na capital jordaniana, Amã, com Abbas.

Segundo a imprensa local, Kerry pretende conseguir, se não o recomeço das negociações, pelo menos um compromisso para um encontro frente a frente entre Netanyahu e Abbas.

O jornal "Maariv" divulgou hoje que o rei Abdullah da Jordânia pressionou Abbas para que aceite a se encontrar com Netanyahu em Amã em uma mini-cúpula que poderia ser realizada na próxima semana.

Para isso, o líder palestino exige uma declaração israelense sobre o estabelecimento do Estado palestino nas fronteiras de 1967, algo que, até agora, Netanyahu se negou plenamente com o argumento de que é um aspecto que deverá ser determinado durante as negociações e não pode ser uma pré-condição para as mesmas.

Em recente entrevista para a emissora "Al Jazeera" do Catar, Abbas assegurou que está disposto a reiniciar as negociações, mas que isso depende da "seriedade do governo israelense sobre o alcance de um acordo baseado na solução de dois Estados".

Nas últimas semanas, ambos os líderes reiteraram sua disposição para reiniciar as negociações.

Netanyahu chegou a dizer que está disposto a se sentar em uma tenda de campanha entre Jerusalém e Ramala e que não vai se levantar até que haja um acordo.

Ontem, o chefe do governo israelense assegurou durante uma cerimônia militar que Israel "não quer um estado binacional" e que é necessário "chegar a um acordo com os palestinos".

Com as informações de uma possível reunião entre as duas partes, a Unidade para as Negociações da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) enviou nesta semana um comunicado à imprensa informando que sua posição em relação às condições para o reinício do processo de paz não mudou.

A OLP exige "uma cessação total de todas as atividades de colonização no Estado ocupado da Palestina, inclusive em Jerusalém Oriental", tal como pedia o roteiro de 2003, e um compromisso de se concentrar o diálogo na "criação de um Estado palestino nas fronteiras de 1967".

Estas condições, segundo a OLP, são necessárias para que as conversas "não se transformem em fumaça para que Israel possa continuar seu projeto de colonização do Estado da Palestina, em violação da lei internacional e dos acordos anteriores".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]