• Carregando...

O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quinta-feira (21) que a República Islâmica "arrasará Tel Aviv e Haifa até seus alicerces" se Israel atacar o Irã, em um discurso feito na cidade de Mashhad por ocasião do ano novo persa, informou a televisão oficial em inglês do país árabe, "PressTV".

"Os líderes israelenses às vezes ameaçam o Irã, mas sabem que se fizerem a menor coisa, a República Islâmica arrasará Tel Aviv e Haifa até seus alicerces", disse Khamenei em um discurso realizado na cidade de Mashhad em função do novo ano persa, que começa hoje.

Khamenei afirmou que os inimigos do Irã, entre os quais citou Israel e Estados Unidos, nunca alcançarão "pôr esta nação de joelhos" e defendeu seu direito ao uso pacífico da energia nuclear e ao enriquecimento de urânio para esse fim.

As declarações de Khamenei coincidem com a visita a Israel do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O líder americano disse que seu país fará o que for necessário para impedir que o Irã tenha armas nucleares.

"Todas as opções estão sobre a mesa, faremos o que for necessário para impedir que o Irã tenha armas nucleares", assegurou Obama ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O presidente também afirmou que Israel tem o direito de se defender por seus próprios meios.

Em 16 de março, o subchefe do Estado-Maior Central iraniano, general Massoud Jazayeri, disse que os comandantes militares "têm o mandato de dar uma resposta imediata a qualquer ação hostil inimiga". Anteriormente, os EUA e Israel insinuaram um possível ataque ao Irã antes do país poder desenvolver bombas atômicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]