• Carregando...
Kim Jong-Un visita uma fábrica de medicamentos em Pyongyang | -AFP
Kim Jong-Un visita uma fábrica de medicamentos em Pyongyang.| Foto: Arquivo

O estado de saúde do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, seria grave, após ele ter sido submetido a uma cirurgia cardiovascular, supostamente em 12 de abril. As informações são da CNN, que cita fontes da inteligência dos Estados Unidos. Apesar disso, devido ao fechamento do regime norte-coreano, não é possível ter certeza sobre o real estado de saúde de Jong-un, ressalva a mídia norte-americana.

Os rumores sobre a saúde do ditador começaram após ele não ter comparecido às comemorações de 15 de abril, data importante no país, quando se recorda o aniversário do avô, Kim Il-sung. Fatores como o tabagismo e a obesidade parecem afetar a saúde de Jong-un há algum tempo.

Ainda assim, já houve episódios anteriores em que o atual ditador não apareceu em público, mas nada havia ocorrido.

Autoridades do governo da Coreia do Sul afirmaram que não viram atividade fora do normal no país vizinho. Já uma fonte do governo americano confirmou que existe o rumor, mas disse que Washington não tem como confirmá-lo.

Outra autoridade do governo dos Estados Unidos afirmou que a Casa Branca sabia sobre relatos surgidos no fim da segunda-feira de que a saúde do ditador poderia estar frágil. A fonte disse que havia informações sobre uma cirurgia e que esta teve complicações, mas ressaltou que os EUA não têm nada para confirmar que essa cirurgia de fato ocorreu ou sobre eventuais complicações.

Futuro da Coreia do Norte

Não está claro o que poderia ocorrer se Jong-un perdesse o poder por problemas de saúde ou morresse. Analista do Instituto Sejong, da Coreia do Sul, Cheong Seong-Chang diz que Kim Yo Jong, irmã de Kim, já exerce influência significativa no governo e a maioria dos membros do regime tem interesse em manter a família no comando.

Outros analistas acreditam que poderia haver uma liderança coletiva entre membros da elite do partido governista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]