• Carregando...

Uma histórica derrota peronista para o socialismo em Santa Fé e uma vitória apertada com denúncias de fraudes nas eleições provinciais de Córdoba alertaram, nesta segunda-feira (3), os coordenadores da candidatura de Cristina Fernandéz, mulher do presidente argentino Néstor Kirchner, para o mais alto posto do país.

O partido aliado do governo Frente para a Vitória (FV), uma aliança de peronistas ortodoxos, peronistas de centro-esquerda e radicais social-democratas, venceu as eleições de domingo para o governo de Córdoba (centro) em meio a denúncias de fraude; mas o governo perdeu em Santa Fé (centro-leste). Córdoba é considerado o terceiro maior distrito do país e Santa Fé, o quarto.

O maior golpe para o Governo foi em Santa Fé, onde foi quebrada a hegemonia peronista de 24 anos, desde que se realizou a restauração democrática em 1983, após sete anos de ditadura (1976-1983). O governador eleito, o médico socialista Hermes Binner, de 64 anos, evitou revelar quem vai apoiar nas presidenciais de 28 de outubro.

A senadora e primeira-dama conta com cerca de 40% das intenções de votos, segundo todas as pesquisas, e a rival mais próxima, Elisa Carrió, tem apenas 15%.

Contudo, o governo também acumula derrotas em grandes distritos, como na Capital Federal, para uma coalizão de direita. As eleições provinciais que, no cômputo geral, tiveram um saldo para o governo de sete vitórias contra cinco derrotas, marcam a fragmentação partidária e a dispersão do voto em todo o país.

"Começarei a fazer a campanha para que Cristina Kirchner seja presidente", disse nesta segunda-feira Juan Schiaretti, eleito em Córdoba. O maior adversário de Schiaretti, o peronista dissidente Luis Juez, anunciou que apresentará na Justiça denúncias sobre irregularidades nas eleições,

"Vamos reclamar, vamos protestar, vamos à Justiça. Temos certeza de que nos roubaram as eleições", disse Juez, que trabalhava como fiscal anticorrupção antes de entrar na vida pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]