• Carregando...
Plantação de trigo: genoma ajudará a melhorar cereal | Carlos Barria/Reuters
Plantação de trigo: genoma ajudará a melhorar cereal| Foto: Carlos Barria/Reuters

Pesquisa cria célula hepática a partir da pele

Cientistas criaram pela primeira vez células hepáticas humanas a partir de células cutâneas reprogramadas, abrindo caminho para o possível desenvolvimento de novos tratamentos para doenças do fígado, que matam milhares de pessoas por ano.

Pessquisadores da Universidade de Cambridge divulgaram os resultados no Journal of Clinical Investigation, e relataram também que conseguiram evitar as polêmicas éticas e políticas em torno das pesquisas com células-tronco embrionárias.

"Esta tecnologia contorna a necessidade de usar embriões humanos", disse Tamir Rashid, do laboratório de medicina regenerativa de Cambridge, coordenador do estudo. "As células que criamos eram tão boas quanto se estivéssemos usando células-tronco embrionárias."

As células-tronco são uma espécie de "manual de instruções" do organismo, capazes de dar origem a qualquer tipo de tecido, o que pode no futuro levar à cura de diversas lesões e doenças degenerativas. As células-tronco retiradas de embriões são consideradas mais maleáveis e poderosas, mas muitos se opõem às pesquisas com esse material por causa da necessidade de destruir os embriões.

* * * * * * * *

Cientistas sequenciam o genoma do trigo

Pesquisadores britânicos de­­codificaram a sequência genética do trigo, um dos mais antigos e importantes produtos da agricultura mundial. A pesquisa, esperam, ajudará o ce­­real a enfrentar as ameaças do aquecimento global, doenças e crescimento populacional.

Mais área agricultável do mundo é dedicada ao trigo do que há qualquer outro cereal. Os pesquisadores disseram que publicarão o genoma na internet, na esperança de que cientistas possam usá-lo como ferramenta para melhorar a produtividade. "O genoma do trigo é o santo graal dos genomas vegetais", diz Nick Talbot, professor de biociências da Universidade de Exeter.

* * * * * * * *

Descoberta bactéria que "come" petróleo

O desastre no Golfo do México revelou um novo tipo de bactéria que se alimenta de óleo. E a espécie está se multiplicando. Cien­­tistas descobriram o novo micróbio enquanto estudavam a dispersão de óleo sob as águas do gol­­fo, consequência da explosão da plataforma Deepwater Hori­­zon operada pela petrolífera britânica BP. O organismo realiza seu trabalho sem reduzir significativamente os níveis de oxigênio da água, informou Terry Ha­­zen, do Laboratório Nacional Law­­ren­­ce Berkeley, que liderou a equipe responsável pela descoberta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]