• Carregando...

A companhia farmacêutica suíça Novartis AG anunciou nesta sexta-feira (12) a produção do primeiro lote de uma vacina contra a nova gripe A (H1N1). O anúncio acontece um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado pandemia da nova gripe.

Segundo a Novartis, que fez a declaração semanas antes do esperado, o primeiro lote será usado para avaliações clínicas e pré-teste.

A vacina foi produzida em uma fábrica Novartis em Marburgo, na Alemanha. A empresa afirmou que a instalação poderá, potencialmente, produzir milhões de doses por semana. Uma segunda fábrica está sendo construída na Carolina do Norte, Estados Unidos.

A OMS declarou que, de acordo com os laboratórios farmacêuticos, as vacinas devem estar aprovadas para a venda em setembro. Diversas empresas do segmento farmacêutico trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o novo tipo de vírus influenza A H1N1.

Nível 6

O comitê de emergência da OMS se reuniu nesta quinta-feira (11) por teleconferência e decidiu aumentar o nível de alerta para o mais alto, da fase 5 para a 6, o que significa que o vírus está provocando a primeira epidemia global de gripe em 41 anos.

A decisão foi motivada pelo aumento dos casos de infecção pelo vírus nos EUA, Europa, Austrália, América do Sul e em outros lugares. Mais cedo, o governo da Suécia já havia informado a imprensa da decisão da OMS.

"Neste estágio inicial, a pandemia pode ser caracterizada como sendo moderada em sua severidade" diz o comunicado enviado aos seus membros, em que a OMS informou que o nível de alerta para a gripe suína foi elevado da fase 5 para 6, o topo da escala, já que há um surto global do vírus. A organização pediu que as nações não fechem suas fronteiras nem restrinjam viagens e comércio.

"Continuamos em diálogo com os produtores de vacina contra gripe", disse. A fase seis, que se traduz em que uma epidemia global está em andamento, significa que já há focos que se contagiam em nível comunitário em pelo menos outro país de uma região da OMS diferente da primeira na qual foi detectado, no caso, o vírus A(H1N1).

Até agora, um total de 27.737 casos foram comunicados à OMS por parte de 74 países, com 141 mortes. O país que lidera a lista de atingidos é os Estados Unidos, com 13 mil casos; seguido pelo México - onde houve os primeiros casos -, com cerca de 6 mil; o Canadá, com mais de 2 mil; e a Austrália, que já superou mil casos. Os outros Estados com maior número de casos são Espanha, Japão, Reino Unido e Chile.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]