i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Novo presidente

Lacalle Pou toma posse no Uruguai com discurso conciliador para América do Sul dividida

  • PorRaphael Sibilla, especial para a Gazeta do Povo
  • Montevidéu
  • 01/03/2020 15:45
O novo presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou
O novo presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou e a vice-presidente Beatriz Argimon durante cerimônia de posse| Foto: Gaston Britos/Presidência do Uruguai/AFP

Fortalecer o Mercosul como bloco, mas permitir que cada sócio possa fazer acordos bilaterais. Esse foi o tom do primeiro discurso de Luis Lacalle Pou como presidente do Uruguai. Com uma América do Sul dividida entre governos de esquerda e direita, Lacalle Pou adotou um discurso conciliador, ao defender que “se deixarmos de lado as questões ideológicas, o continente vai se fortalecer internacionalmente”.

Jair Bolsonaro foi um dos seis chefes de estado que acompanharam a cerimônia de posse no Palácio Legislativo, em Montevidéu. Além do brasileiro (que por diversas vezes recebeu destaque na transmissão oficial, principalmente quando Lacalle Pou falava sobre a política internacional) compareceram à cerimônia de posse os presidentes do Chile, Paraguai, Colômbia, Bangladesh e o rei da Espanha.

Apesar de ser um político de centro-direita, Lacalle Pou usou boa parte dos 30 minutos de discurso, para enfatizar como prioridade do governo resolver as questões sociais do país. Equacionar o problema de quase 200 mil uruguaios que não possuem moradia, combater a alta taxa de desemprego e melhorar o sistema educacional foram pontos destacados pelo novo presidente uruguaio. “A falta de bons resultados educacionais se converte rapidamente em problemas sociais. Quem não acessa a educação com qualidade, não terá oportunidade de chegar ao mercado de trabalho”, afirmou durante pronunciamento.

A economia uruguaia também foi tema do discurso de posse. Prometendo fazer uma política econômica de austeridade para combater o déficit fiscal, Lacalle Pou falou ainda em recuperar a competitividade da indústria nacional, apoiar as micros, pequenas e médias empresas e promover uma abertura de mercado.

Por último, falou em promover uma coalizão interna. Numa eleição vencida com diferença inferior a 2% de votos (50,79% de Lacalle Pou contra 49,21% do oponente Daniel Martínez), o novo presidente uruguaio enfatizou: “não se trata de falar em terra arrasada. Por isso estamos aqui para continuar o que está bom e corrigir o que está errado”.

A cerimônia de posse seguirá na Plaza Independência, onde a população estará presente para ver a entrega da faixa presidencial.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zyss

    ± 0 minutos

    Senti uma certa frouxidão nesse aí.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      David Gaertner

      ± 14 horas

      Enfim uma pessoa normal em terras sulamericanas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.