• Carregando...
Luis Lacalle Pou
Presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou,de centro-direita| Foto: PABLO PORCIUNCULA/AFP

O presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, deve intermediar discussões políticas e econômicas entre o brasileiro Jair Bolsonaro, e o futuro líder argentino, Alberto Fernández, que assumirá a Casa Rosada no dia 10, dizem analistas. Podem contribuir para esse papel a moderação de Lacalle Pou e os interesses comerciais em manter boas relações com seus dois vizinhos.

"Apesar das diferenças, Lacalle Pou terá uma boa relação com Bolsonaro. Além disso, Ernesto Talvi - que foi candidato presidencial do Partido Colorado e faz parte da coalizão do presidente eleito - é de centro-esquerda, ou seja, manterá uma ótima relação com o novo governo argentino", afirma o professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Oliver Stuenkel.

Para ele, o Uruguai é um dos poucos países que têm essa capacidade diplomática no continente por ser pouco polarizado e não haver um grande custo político para Lacalle Pou em ter boas relações com os dois lados.

"Claro que essa mediação tem limites. Como é um país pequeno, o Uruguai não pode usar, por exemplo, sua economia e seu mercado como argumento (para unificar os vizinhos)", explica Stuenkel. "Ao mesmo tempo, é o único país da região que não passa por turbulências políticas neste momento. E, nesse sentido, tem a credibilidade necessária para exercer essa função mediadora."

O professor do Instituto de Ciência Política do Uruguai, Adolfo Garcé, acredita que não haverá uma mudança de relação com o Brasil depois que Lacalle Pou assumir, mas diz ainda não estar convencido sobre uma possível mediação de Lacalle Pou.

"A política externa do Uruguai será pragmática, autônoma, independente, tanto no trato com blocos comerciais quanto com países vizinhos", diz. "As orientações do governo serão, em princípio, liberais, com críticas a ditaduras, defesa do princípio da autodeterminação dos povos, o que é muito tradicional no Uruguai, e sem um alinhamento determinado".

Neste sábado (30), durante um ato de comemoração de sua vitória em Montevidéu, Lacalle Pou fez um chamado ao fortalecimento das relações entre os presidentes do Mercosul. "Teremos no Mercosul a melhor das relações com o presidente argentino, com o presidente brasileiro e com o presidente paraguaio para levantar a região", disse. E acrescentou: "Precisamos de uma região forte, com bons governos, que tenham um bom relacionamento".

"Não importa o partido, nem a ideologia. Se nos guiarmos pela ideologia nas relações exteriores, não estaremos representando todo o país, e nosso interesse é de todos e cada um dos uruguaios", concluiu Lacalle Pou, que em seu discurso também deu uma indireta ao venezuelano Nicolás Maduro, dizendo que "vamos chamar ditadores de ditadores".

Tensão entre Bolsonaro e Fernández

Bolsonaro e Fernández têm uma relação conflituosa e há um risco real de não haver uma relação bilateral funcional entre os dois países. "A tensão entre Brasil e Argentina se deve também ao fato de isso proporcionar benefícios internos para os dois lados ou seja, tanto Bolsonaro quanto Fernández usam o outro para mobilizar seu seguidores mais radicais", afirma o professor da FGV.

Um exemplo desse desencontro é o fato de que, pela primeira vez desde 2003, um presidente brasileiro não irá à posse na Argentina - Bolsonaro será representado pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra. Quanto ao Uruguai, Bolsonaro telefonou para Lacalle Pou depois que a Justiça Eleitoral confirmou a vitória dele e disse que estará presente na cerimônia de posse, em 1.º de março de 2020, para um mandato de cinco anos.

"Foi uma conversa bastante saudável. Ele é conservador, de direita, tem um programa muito parecido com o nosso. A posse dele é em 1º de março do ano que vem, já confirmei a minha presença. Convidei para estar no Brasil também", disse o presidente na quinta-feira.

O que esperar de Lacalle Pou

No cenário interno, os analistas acreditam que Lacalle Pou terá uma dinâmica de governo difícil em razão da diversidade dos partidos que o apoiam e precisará negociar, caso a caso, os projetos que quiser aprovar no Congresso.

Neste sábado, ele fez um aceno à aliança de partidos que o apoiou no segundo turno das eleições ao dizer que "pela primeira vez na história do país, cinco partidos políticos entenderam a mensagem da maioria dos cidadãos".

Além disso, o mais provável é que seu governo faça pequenas mudanças para corrigir os rumos das políticas adotadas pela governista Frente Ampla, antes de tentar emplacar mudanças radicais. "Lacalle Pou dará ênfase em políticas sociais para continuar diminuindo a desigualdade. Não deve haver mudanças de fundo", afirma Garcé.

"Ele terá de levar em conta a Frente Ampla na hora de tratar de reformas complexas em seu governo. E deve ter cuidado redobrado na elaboração e aprovação do salário mínimo, na questão da reforma tributária e em mudanças nas regras do mercado de trabalho", completa o professor uruguaio.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]