• Carregando...
trump flórida latinos
Apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, manifestam-se em frente ao restaurante cubano Versailles em Miami, Flórida, em 3 de novembro de 2020| Foto: Eva Marie UZCATEGUI/AFP

O presidente Donald Trump venceu a disputa presidencial na Flórida, um dos estados mais importantes das eleições dos Estados Unidos. Com 96% dos votos apurados, Trump aparecia com 51,3% dos votos, enquanto o rival Joe Biden estava com 47,8%. A imprensa americana afirma que, neste momento, o democrata já não tem mais chance de reverter esse resultado.

A Flórida é o swing state com o maior número de votos do colégio eleitoral. Ao ganhar lá, o republicano levou os votos dos 29 delegados do estado e elevou suas perspectivas de reeleição.

Parte da vitória de Trump na Flórida se explica pelo fato de ele ter feito uma votação melhor do que a esperada entre os latinos que vivem no estado.

O republicano fez vários eventos para a comunidade latino-americana na Flórida, especialmente na reta final da campanha, que parecem ter valido a pena. Sua postura firme em relação às ditaduras de Cuba e Venezuela em seus quase quatro anos na Casa Branca também pode ter conquistado corações.

De acordo com pesquisas realizadas pela NBC News, cerca de 55% dos votos cubano-americanos da Flórida foram para Trump, enquanto que 30% dos porto-riquenhos e 48% de "outros latinos" (comunidades de venezuelanos, nicaraguenses e colombianos) apoiaram o presidente. No total, 47% da comunidade latina votou em Trump, segundo a NBC.

Uma votação expressiva no maior condado do estado também foi destaque desta eleição na Flórida. Trump conseguiu 529 mil votos em Miami-Dade neste ano, um grande salto em relação à eleição de 2016, quando ele fez 334 mil votos lá. Biden fez mais votos do que Trump no condado, mas menos do que a candidata Hilary Clinton em 2016.

O eleitorado mais expressivo de Trump na Flórida, porém, continua sendo de homens brancos (64% deles disseram ter votado pela reeleição). Seu desempenho mais fraco foi entre mulheres negras no estado – apenas 7% delas afirmaram que votaram em Trump, segundo pesquisa de boca de urna da NBC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]