• Carregando...
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em visita ao presidente da China, Xi Jinping, em 8 de janeiro
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em visita ao presidente da China, Xi Jinping, em 8 de janeiro| Foto: KCNA VIA KNS / AFP

O presidente da China, Xi Jinping, visitará Pyongyang na próxima quinta-feira (20), marcando uma vitória diplomática para o ditador norte-coreano Kim Jong-un, depois que as negociações para desnuclearização com o presidente americano Donald Trump fracassaram em fevereiro.

A visita de Xi será a primeira viagem de um líder chinês à Coreia do Norte em 14 anos, desde que o antecessor de Xi, Hu Jintao, se reuniu com o pai de Kim, Kim Jong Il, em Pyongyang, em 2005. A China é o aliado mais forte da Coreia do Norte e um importante apoiador do país atingido por sanções da ONU.

A visita de Xi, a convite de Kim, acontecerá na quinta e na sexta-feira, informou a mídia estatal dos dois países nesta segunda-feira (17).

Ela ocorre pouco antes da cúpula do G-20 no Japão, e também da visita de Trump à Coreia do Sul no final deste mês.

Xi e Kim se encontrarão em um momento em que ambos estão envolvidos em impasses com Washington sobre comércio e desnuclearização, respectivamente. Antes de a guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo se tornar mais hostil no ano passado, Trump disse que estava contando com a ajuda de Xi para pressionar Kim a abandonar seus programas nucleares e de mísseis, e alguns consideraram o anúncio do encontro um sinal de que a vontade da China de impor essas medidas está diminuindo.

Mas o governo da Coreia do Sul recebeu a notícia como um sinal de que o diálogo e o processo de paz com a Coreia do Norte estão voltando.

Na semana passada, Trump anunciou que Kim havia lhe enviado uma "linda carta", quebrando meses de silêncio após o colapso de sua cúpula em Hanói, em fevereiro. Depois Kim enviou sua irmã para a vila de Panmunjom, na fronteira, para oferecer flores e condolências pela morte de uma ex-primeira dama sul-coreana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]