• Carregando...

O Ministério da Defesa colombiano informou que o chefe da frente 34 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morreu em um bombardeio. O ataque foi realizado na região noroeste do país, neste domingo (21).

Jesús Agudelo, conhecido como "El Paisa", era comandante de uma das mais de 50 frentes das Farc, que atuava nos departamentos (Estados) de Antioquia e Chocó, no noroeste. Agudelo morreu perto do meio-dia de domingo, na região rural entre os municípios de Carmen de Antioquia e Vigía del Fuerte, em Chocó, 235 quilômetros a noroeste de Bogotá.

A informação foi divulgada pelo ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, em entrevista coletiva. Após o ataque aéreo, unidades militares entraram na zona por via terrestre e encontraram o insurgente morto.

Segundo Santos, apesar de que Agudelo "não pertencia ao secretariado (alto comando de sete membros) nem ao Estado Maior das Farc... Consideramos ele sim um objetivo de alto valor, pela crueldade e o dano que havia feito à população civil", acrescentou o ministro.

Santos disse ainda que foram encontrados no acampamento bombardeado um computador, dois fuzis e um rádio para comunicações.

O Tribunal Superior de Antioquia havia condenado "in absentia" em abril Agudelo a 40 anos. O rebelde foi considerado o autor material dos assassinatos do então governador de Antioquia Guillermo Gaviria e do ex-ministro da Defesa Gilberto Echeverri, em 2003. A dupla foi assassinada em 5 de maio daquele ano, durante uma tentativa de resgate feita pelo Exército.

Equador

Militares equatorianos que patrulhavam a zona amazônica da fronteira foram atacados por membros das Farc que partiram do território colombiano, informou nesta segunda-feira (22) o vice-ministro da Defesa, Miguel Carvajal. Segundo ele, o confronto ocorreu no domingo e deixou um soldado ferido.

Carvajal afirmou que a patrulha militar descobriu e destruiu em território equatoriano um laboratório clandestino de processamento de cocaína, na zona do rio Opuno, afluente do rio San Miguel, limite entre Colômbia e Equador. Terminada essa operação, os militares seguiram pelo rio San Miguel quando foram alvo de disparos "do território equatoriano, supomos que por forças irregulares das Farc".

Equador e Colômbia têm 640 quilômetros de fronteira comum. Em boa parte dessa região existem grupos armados no território colombianos, que freqüentemente penetram no país vizinho. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]