• Carregando...
Vídeo sem data mostra o chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi,  supostamente aparecendo pela primeira vez em cinco anos
Vídeo sem data mostra o chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, supostamente aparecendo pela primeira vez em cinco anos| Foto: AFP

O líder do Estado Islâmico, Ali Bakr al-Baghdadi, apareceu em um vídeo publicado pelo grupo terrorista nesta segunda-feira (29) – uma indicação de que ele pode estar vivo, mesmo após o fim do seu autoproclamado califado.

Sentado em um colchão florido em uma sala branca vazia, ele falou sobre as perdas do grupo na recente batalha de Baghouz, prometeu que a luta ainda não acabou e parabenizou os autores dos atentados do Sri Lanka.

Sua barba estava mais cinzenta desde sua última – e até então, única – aparição em vídeo, em julho de 2014, quando anunciou pela primeira vez a intenção do Estado Islâmico de recriar o califado islâmico. Mas além disso, Baghdadi parecia estar bem de saúde e não mostrava nenhum sinal óbvio de lesão, apesar dos inúmeros relatos nos últimos anos de que ele havia sido ferido em um ataque aéreo.

O momento em que o vídeo foi divulgado parece confirmar a crença generalizada de que ele sobreviveu à derrota do Estado Islâmico na batalha de Baghouz, no leste da Síria, no mês passado. Acredita-se que ele esteja escondido no deserto da Síria ou do Iraque, mas o vídeo não deu pistas sobre o paradeiro atual.

Rita Katz, diretora do SITE Intelligence Group, disse que o vídeo ilustra o "sério perigo" que Baghdadi ainda representa como líder do grupo.

Sua aparição demonstra não apenas o fato de que Baghdadi ainda está vivo, "mas também que ele é capaz de ressurgir para seus apoiadores e reafirmar a mensagem do grupo contra o mundo depois de todo o progresso feito contra o grupo", disse ela em uma postagem em sua conta do Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]