• Carregando...
Alexei Navalny é acusado de organizar manifestação não autorizada às vésperas da posse de Putin, que vai para o quarto mandato presidencial. | Divulgação/Alexei Navalny
Alexei Navalny é acusado de organizar manifestação não autorizada às vésperas da posse de Putin, que vai para o quarto mandato presidencial.| Foto: Divulgação/Alexei Navalny

O principal líder opositor russo, Alexei Navalny, preso em manifestação contra Putin no sábado (6), foi solto neste domingo. O político será julgado na próxima semana, de acordo com informações de sua advogada, Veronika Poliakova.

Navalny foi detido junto com cerca 1,6 mil opositores durante manifestações anti-Putin não autorizadas em todo o país. Sob o lema “Não é o nosso czar”, os manifestantes foram às ruas dois dias antes da posse do poderoso homem do Kremlin, que vai para o quarto mandato presidencial.

Nas eleições de 18 de março, Navalny foi excluído do pleito em decorrência de uma condenação judicial que ele denuncia como perseguição política pelo Kremlin. Putin saiu vencedor com mais de 76% dos votos.

“Parece que a ordem é não me ter na prisão antes da posse de Putin”, escreveu Navalny no Twitter.

O opositor disse que a acusação que o levou para a cadeia foi a de organizar uma manifestação não autorizada e resistir à polícia.

Putin se manter no poder na Rússia com mão de ferro. De acordo com dados da ONG OVD Info, que monitora abusos contra direitos humanos no país, 574 dos 1.029 detidos em 19 cidades russas no sábado (6) eram de Moscou.

Putin inicia seu quarto mandato presidencial na segunda-feira (7), pelo qual permanecerá no comando da Rússia até 2024. Ele lidera o país de maior área territorial do planeta por 18 anos, seja na presidência ou como chefe de Governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]