• Carregando...
Ali Khamenei reza em celebração para marcar o fim do Ramadã | EFE/Página Oficial do líder do Irã/Divulgação
Ali Khamenei reza em celebração para marcar o fim do Ramadã| Foto: EFE/Página Oficial do líder do Irã/Divulgação

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, chamou nesta terça-feira (29) Israel de "cão raivoso" por seus ataques em Gaza, e exortou os muçulmanos a armar palestinos para capacitá-los para combater o que ele qualificou como genocídio.

"Este cão raivoso, este lobo voraz, tem atacado pessoas inocentes e a humanidade deve apresentar uma reação. Isto é um genocídio, uma catástrofe de escala histórica", afirmou Khamenei, em um discurso para marcar o fim do Ramadã.

Khamenei criticou os Estados Unidos e os países europeu por seus "esforços para limitar a capacidade militar dos combatentes palestinos no enclave".

O líder iraniano denunciou o que ele disse ter sido uma decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, de desarmar os palestinos, em uma aparente referência à oposição dos Estados Unidos aos esforços do Hamas, o grupo islâmico que controla Gaza, para a obtenção de armas, como mísseis e foguetes. Khamenei disse que o Irã tomou a posição contrária sobre armar palestinos.

"Todo mundo que tenha os meios, especialmente no mundo islâmico, deve fazer o que puder para armar a nação palestina. O regime sionista lamenta profundamente o início desta guerra, mas não tem saída", acrescentou.

O discurso de Khamenei a uma multidão de centenas de milhares em Teerã foi transmitido ao vivo pela televisão estatal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]