• Carregando...
trump melania covid
O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama dos EUA, Melania Trump| Foto: SAUL LOEB/AFP

O anúncio de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está com Covid-19 gerou manifestações de apoio de vários líderes mundiais e também uma avalanche de críticas nas redes sociais, com usuários lembrando que o republicano diversas vezes minimizou a pandemia e se recusou a usar máscara.

Trump, 74, anunciou na madrugada desta sexta-feira (2) que ele e a esposa foram diagnosticados com Covid-19 e estão em quarentena na Casa Branca. Ambos realizaram o teste na noite de quinta-feira, depois que uma assessora próxima a Trump começou a sentir sintomas leves da doença e recebeu diagnostico positivo para o novo coronavírus. O médico do presidente disse que tanto Trump quanto Melania estão se sentindo bem. O presidente continuará trabalhando, mas cancelou compromissos de campanha.

O republicano, que está em campanha pela reeleição, é o terceiro líder de uma grande nação a contrair a doença. O presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tiveram Covid-19 e se recuperaram.

Johnson, que chegou a ser hospitalizado por causa da doença, expressou seu apoio a Trump em um tuíte na manhã desta sexta-feira. "Espero que ambos tenham uma recuperação rápida do coronavírus".

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também desejou uma rápida recuperação ao republicano e sua esposa. "Estou certo de que sua vitalidade inerente, bom humor e otimismo o ajudarão a lidar com esse vírus perigoso", disse Putin a Trump, segundo a agência de notícias russa Interfax.

O aliado Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, disse no Twitter: "Como milhões de israelenses, Sara [esposa de Netanyahu] e eu estamos pensando no presidente Donald Trump e na primeira-dama Melania Trump e desejamos aos nossos amigos uma recuperação completa e rápida".

Outro aliado do governo americano, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também compartilhou seu desejo por uma rápida recuperação de Trump e da esposa.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), desejou ao presidente e à primeira-dama uma "recuperação rápida e completa". Porém, a conta oficial do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres usou a notícia para tuitar que: "Ninguém está imune a #COVID19".

O presidente da China, Xi Jinping, e as autoridades do país ainda não se pronunciaram. Porém, Hu Xijin, editor do jornal chinês Global Times, que muitas vezes é considerado um porta-voz do governo, disse que Trump está "pagando o preço de sua aposta em minimizar a Covid-19". "A notícia mostra a gravidade da situação de pandemia nos Estados Unidos. Isso vai impor um impacto negativo na imagem de Trump e dos EUA, e também pode afetar negativamente sua reeleição", analisou Hu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]