A Grã-Bretanha marcou na terça-feira o quarto aniversário dos ataques suicidas no sistema de transporte público de Londres, inaugurando um monumento formado por 52 pilares de aço em homenagem a cada uma das vítimas.
Sobreviventes e parentes das vítimas visitaram o monumento no Hyde Park, construído para lembrar os mortos pelas bombas que atingiram três trens do metrô e um ônibus em Londres em 7 de julho de 2005.
A estrutura, formada por colunas de aço com características individuais, foi contratada pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte em nome das famílias das vítimas.
O Príncipe Charles disse que o monumento preenche uma necessidade profunda para os sobreviventes e as vítimas.
"Cada uma oferece um caminho para a paz e para a cura, cada uma homenageia os mortos e cada uma nos lembra de conduzir nossas vidas de forma que isso os faria orgulhosos," afirmou ele.
Com ele, o premiê Gordon Brown, o prefeito de Londres, Boris Johnson, e uma série de dignitários presenciaram a inauguração do monumento na parte sudeste do parque.
Os nomes das vítimas foram lidos e fez-se um minuto de silêncio.
O escritório de arquitetura Carmody Groarke disse que as 52 colunas foram agrupadas para representar os locais das explosões em Tavistock Square, Edgware Road, Kings Cross e Aldgate, e que as famílias das vítimas participaram na escolha do design e da localização do monumento.