• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado oficialmente na manhã desta quarta-feira (27) da morte do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, informou a assessoria do Palácio do Planalto. Lula estava em Itajaí (SC), onde inaugurou obras do porto da cidade, quando recebeu a notícia. A assessoria disse que ainda não foi definido se a agenda presidencial desta quarta vai sofrer alterações. Kirchner, que era atualmente presidente da União dos Estados Sul-Americanos (Unasul), morreu após ser internado em estado grave com problemas cardíacos.

Segundo a imprensa local, ele foi internado com urgência nesta manhã, em El Calafate. Fontes próximas falam de um ataque cardíaco. O ex-presidente e sua esposa, a presidente Cristina Kirchner, descansavam na cidade desde o final de semana passado, segundo o jornal argentino 'La Nación'. Em meados de setembro, Kirchner foi submetido a uma angioplastia coronária, um procedimento para a dilatação de uma obstrução ou estreitamento das artérias do coração.

Ele havia sido internado com dores no peito. De acordo com nota divulgada pelo governo à época, o procedimento foi um "sucesso" e também incluiu a colocação de um "stent", uma prótese metálica que, posicionada no interior de artérias coronarianas obstruídas, normaliza o fluxo sanguíneo local.

Segundo o 'La Nación', os problemas de saúde do ex-presidente e deputado não eram novos. Em 2004, teve um crise gástrica derivada de uma síndrome do cólon irritável. Em fevereiro, foi submetido a uma cirurgia emergencial de alta complexidade para desobstruir a artéria carótida direita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]