• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (22) para o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o parabenizou pelo acordo fechado com os opositores no país vizinho. Lula disse a Morales que o acordo ajuda a reduzir a tensão entre os dois lados e permite a votação do referendo constitucional em clima de paz. O plebiscito está marcado para janeiro de 2009.

Segundo auxiliares do Palácio do Planalto que acompanharam a conversa, que durou cerca de cinco minutos, Morales agradeceu o apoio de Lula nos encontros da União das Nações Sul-americanas (Unasul).

Quando a oposição começou a ocupar prédios públicos e a sabotar o envio de gás para o Brasil e a Argentina, os presidentes da região convocaram uma reunião de emergência da Unasul e declararam apoio a Morales. A diplomacia brasileira já havia avisado aos opositores que eles não seriam reconhecidos em caso de golpe ao governo estabelecido.

O acordo fechado com a oposição boliviana prevê que Morales não tentará se perpetuar no poder indefinidamente. Ele terá direito de concorrer à reeleição no pleito marcado para dezembro de 2009 e depois não poderá tentar novamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]