• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, viajam a Cuba no próximo dia 30 de outubro para assinar uma série de acordos em conjunto na área de energia, a serem desenvolvidos pela estatal brasileira e pela petrolífera cubana, a Cupet.

Não é a primeira vez que um acordo deste tipo é assinado. Memorandos de intenção nesta mesma linha já foram feitos entre os dois países, prevendo o desenvolvimento de biocombustíveis na ilha cubana e ainda a prospecção de petróleo por parte da Petrobras, na costa de Cuba.

Segundo fontes do setor, o bloco que poderá ser explorado pela Petrobras já foi até definido e fica em águas profundas na altura da área turística de Varadero.

Além da Petrobras, a Cupet tem acordos para a exploração de petróleo em sua costa para 28 dos 59 blocos atualmente disponíveis. Todos estão voltados para o Golfo do México. A Petrobras atua no Golfo, mas na parte americana.

Além da exploração de petróleo e desenvolvimento do setor de biocombustíveis, a Petrobras também pode retomar, ainda segundo fontes, uma antiga idéia de construir uma fábrica de fertilizantes em Cuba. Acompanhará Gabrielli na missão a Cuba, o diretor da área internacional da estatal, Jorge Zelada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]