• Carregando...

O candidato do movimento chavista às eleições presidenciais na Venezuela, Nicolás Maduro, tem uma vantagem de 10,6 pontos sobre seu principal rival, Henrique Capriles, a duas semanas do pleito que vai escolher o sucessor de Hugo Chávez, informou nesta segunda-feira a pesquisa GIS-XXI. egundo a enquete, se o comparecimento popular às urnas for de 77% a 80% no dia das eleições, Maduro obteria 55,3% dos votos, e Capriles, candidato do partido opositor Mesa da Unidade Democrática, receberia 44,7%.

"A manobra desta etapa resultou em um caminho favorável ao chavismo e a seu candidato Nicolás Maduro, e por outro lado significou uma perda de espaço tanto da oposição como de seu candidato", disse o diretor da pesquisa, Jesse Chacón, ao apresentar os resultados.

A pesquisa foi realizada em todo o país entre os dias 18 e 23 de março, duas semanas depois da morte de Hugo Chávez, com uma amostra de 1.500 pessoas, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.

O responsável pela pesquisa e ex-ministro de Chávez em várias ocasiões, declarou que com relação a uma pesquisa de fevereiro, o percentual de Maduro aumentou aproximadamente 7 pontos em relação ao de Capriles, que caiu por volta de 4 pontos.

Maduro foi proclamado o candidato da situação para as eleições de 14 de abril depois que Chávez o nomeou como seu sucessor poucos meses antes de morrer de câncer, no dia 5 de março.

A pesquisa mediu também a avaliação que os venezuelanos fizeram dos 14 anos em que Chávez governou a Venezuela (1999-2013).

Para 77% dos consultados, a gestão foi boa ou ótima, enquanto para 15% ela foi razoável.

Ao perguntar aos eleitores sobre a sensação imediata à morte de Chávez, 39% disseram ter sentido tristeza ou amor, seguidos por 16% que afirmaram ter reagido com preocupação ou medo. Quanto à primeira reação após saber da notícia, 25% disseram que choraram.

A pesquisa também mostrou que 49% dos consultados simpatizam com Maduro, contra 35% que preferem Capriles.

O candidato governista é considerado "honesto" por 54% dos consultados, contra 32% do opositor.

Por fim, 59% veem Maduro com capacidade para unir os venezuelanos, contra 36% que acreditam que Capriles é o ideal para essa função.

De acordo com a pesquisa, 52% avaliam como ruim ou péssimo o comportamento de Capriles após a morte de Chávez, e 30% o consideram bom ou ótimo. Essas porcentagens chegam a 25% e 60% no caso de Maduro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]