• Carregando...
Oleoduto no Alaska. Imagem ilustrativa.
Oleoduto no Alaska. Imagem ilustrativa.| Foto: Pixabay

Na última sexta-feira (7), um ataque de ransomware fechou o maior duto de petróleo entre o Texas e Nova York, um oleoduto que transporta 2,5 milhões de barris por dia – 45% do suprimento de diesel, gasolina e combustível de aviação da costa leste dos Estados Unidos.

O FBI confirmou nesta segunda-feira (10), que o ataque hacker contra os sistemas de um oleoduto na Costa Leste do país foram causados por um grupo conhecido por DarkSide. Em comunicado, o Bureau chamou a ação contra a Colonial Pipeline de ransomware, denominação para um tipo de código que tenta apreender sistemas de computador e exigir pagamento da vítima para desbloqueá-los. As investigações prosseguem junto ao governo e a empresa, segundo o FBI.

Ataques cibernéticos visando infraestrutura crítica ou empresas-chave, alguns com suspeitas de atores estrangeiros, se tornaram uma área de crescente preocupação para as autoridades de segurança nacional dos EUA. Nos últimos meses, houve aumento de avisos sobre esses hackers. O número de incidentes de ransomware cresceu dramaticamente durante a pandemia de coronavírus, dizem os especialistas em segurança cibernética, visando escolas, hospitais e empresas.

Jennifer Granholm, responsável pelo Departamento de Energia está dizendo aos motoristas que não é preciso se preocupar com falta de gasolina: “Não deveria haver motivo para acumular gasolina, especialmente considerando o fato de que o gasoduto deve estar substancialmente operacional até o final desta semana e no fim de semana", disse ela durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca na terça-feira.

Os preços do petróleo e do gás estão ligeiramente mais altos à medida que os investidores avaliam os problemas de abastecimento.

O presidente dos EUA, Joe Biden, classificou o incidente como um “ato criminoso”, mas disse que não é possível afirmar que a Rússia teve participação no ataque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]