• Carregando...

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela "progride" de maneira "constante" em seu processo de recuperação da infecção pulmonar que o levou a ser internado anteontem, informou nesta sexta-feira o governo do país.

Mandela, que continua observação e tratamento médico, tomou hoje de manhã um "café da manhã completo", segundo comunicado da presidência sul-africana.

O porta-voz do governo, Mac Maharaj, voltou a pedir aos cidadãos e à imprensa locais que respeitem a privacidade do ex-mandatário, de 94 anos. Ontem, Maharaj disse que Mandela estava "consciente" tanto ao ser internado como no hospital.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou hoje seu desejo de recuperação de Mandela, a quem qualificou como fonte de "inspiração" para sua vida e sua carreira.

O chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, fez ontem um pedido aos sul-africanos e ao mundo para que rezem pela recuperação de 'Madiba', como é chamado em seu país e que se tornou, em 1994, o primeiro presidente negro da África do Sul.

A internação de quarta-feira é a quinta de Mandela em pouco mais de dois anos. 'Madiba', que durante 67 anos lutou contra o sistema racista do "apartheid" imposto pela minoria branca na África do Sul, sofre de problemas respiratórios decorrentes de seu período de 27 anos na prisão imposto pelo antigo regime.

Mandela foi hospitalizado no último dia 9 para ser submetido a exames médicos de rotina, e teve resultado satisfatório.

O prêmio Nobel da Paz de 1993 foi operado em dezembro do ano passado por causa de cálculos na vesícula e recebeu tratamento devido a complicações respiratórias, passando mais de duas semanas no hospital.

Sua última aparição pública aconteceu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de futebol de 2010, realizada na África do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]