• Carregando...
Protestos iniciados no fim de semana foram convocados por caminhoneiros e ganharam adesão de críticos a medidas da gestão Justin Trudeau
Protestos iniciados no fim de semana foram convocados por caminhoneiros e ganharam adesão de críticos a medidas da gestão Justin Trudeau| Foto: EFE/Andre Pichette

Manifestantes que desde o fim de semana protestam na capital Ottawa contra os passaportes vacinais no Canadá divulgaram comunicado nesta quarta-feira (2) em que reiteraram que só pretendem se dispersar se as exigências de imunização contra a Covid-19 forem revogadas.

Chris Barber, líder dos protestos, reconheceu no comunicado os transtornos à população de Ottawa, mas disse que “a responsabilidade pela nossa inconveniência é exclusivamente dos políticos que preferiram nos difamar e nos ofender do que travar diálogo respeitoso e sério”.

“O jeito mais rápido de nos tirar da capital da nação é entrar em contato com seus representantes eleitos e encerrar todos os passaportes vacinais da Covid-19, como o Reino Unido fez há duas semanas e como Suécia e Suíça fizeram hoje”, acrescentou.

As manifestações foram convocadas por caminhoneiros devido à exigência de vacinação completa para profissionais que atuam no transporte terrestre de cargas em rotas transnacionais, manifestações que ganharam adesão de pessoas contrárias a outras ações do governo do primeiro-ministro Justin Trudeau durante a pandemia.

O primeiro-ministro de Ontário (província onde está localizada Ottawa), Doug Ford, pediu o fim do protesto. “Eu entendo, eu ouço vocês, mas temos que deixar o povo de Ottawa viver suas vidas”, declarou na terça-feira (1º), segundo informações do The Guardian.

Em Alberta, onde a passagem para os Estados Unidos na cidade de Coutts foi fechada no sábado, a polícia nacional canadense começou a dispersar o bloqueio maciço de veículos na terça-feira, mas alguns manifestantes se recusaram a sair e bloqueios secundários foram estabelecidos mais ao norte, de acordo com a CTV News.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]