• Carregando...
servia protesto lockdown
Na Sérvia, manifestantes brigam com a polícia em frente ao prédio da Assembleia Nacional em Belgrado, em 7 de julho de 2020| Foto: Oliver BUNIC/AFP

Manifestantes contrários à reimposição de um lockdown para conter a epidemia de coronavírus tentaram invadir o parlamento sérvio, em Belgrado, na noite desta terça-feira (7). A polícia antimotim impediu que as dezenas de pessoas entrassem no prédio, mas houve confronto entre as partes, que terminou com mais de 50 feridos, entre policiais e manifestantes, e 23 detidos.

A insatisfação popular veio depois que o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou um toque de recolher nos fins de semana. O país registrou recentemente o maior número de mortes por Covid-19 em um único dia desde o início da pandemia, 13, e 299 novos casos da doença.

"Nosso bom presidente levantou o estado de emergência por causa da eleição, e agora quer impor novamente", disse um manifestante à Associated Press, referindo-se à eleição parlamentar de 21 de junho, na qual o partido conservador de Vucic venceu, após um boicote da oposição.

Na manhã desta quarta-feira, após a repercussão do protesto, o presidente parecia ter desistido dos planos de bloqueio. "Sete dias atrás eu pensei em impor mais uma vez o lockdown em todo o país por causa da nova onda da crise da Covid-19", disse, segundo a AP. "Mas se tivéssemos feito isso, não teríamos chances de sobreviver economicamente e precisamos viver com isso, e precisamos tomar todas as medidas de precaução, mas precisamos continuar trabalhando, continuar trabalhando muito duro apenas para proteger nossa comunidade empresarial e nossos trabalhadores".

O epidemiologista do governo afirmou que o toque de recolher aos fins de semana ainda está sendo estudado e pode não ser decretado. Enquanto a questão não é definida, a oposição ao planeja novos protestos contra o fechamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]