• Carregando...
Manifestantes, usando máscaras para evitar o novo coronavírus, protestam contra o governo israelense em Jerusalém, 1 de agosto
Manifestantes, usando máscaras para evitar o novo coronavírus, protestam contra o governo israelense em Jerusalém, 1 de agosto| Foto: MENAHEM KAHANA / AFP

Milhares de cidadãos realizaram uma manifestação perto da residência oficial de Benjamin Netanyahu em Jerusalém neste sábado (1) para pedir a renúncia do primeiro-ministro israelense e para protestar contra a gestão do governo durante a pandemia de coronavírus. Houve protestos também em outros cerca de 300 locais do país nesta noite, segundo o Jerusalem Post.

Um porta-voz da polícia afirmou que "mais de 10 mil" manifestantes se reuniram no centro de Jerusalém, enquanto os organizadores do movimento disseram que 60 mil participaram dos atos. Segundo o movimento Bandeira Negra, Netanyahu, que enfrenta acusações de corrupção, está "destruindo os sonhos sobre os quais o país foi construído". Para os manifestantes, os israelenses são prejudicados por uma crise que deixou milhares de desempregados porque "um homem indiciado está ocupado com o seu julgamento".

Essa é a mais recente de uma série de manifestações que vêm sendo feitas contra o governo de Israel nas últimas semanas, provocadas pela insatisfação com a crise econômica, a forma como o governo tem administrado a pandemia e os escândalos de corrupção envolvendo Netanyahu.

O premiê lidera o governo de unidade que é fruto do acordo de coalizão feito com seu rival Benny Gantz, depois de três eleições inconclusivas.

No início de julho, Netanyahu se reuniu com representantes dos manifestantes e prometeu agilizar o pagamento de auxílios para amenizar a crise provocada pela pandemia e que afetou principalmente pequenos empresários e trabalhadores autônomos. Segundo a BBC, o desemprego subiu a 21% no país desde a implementação de medidas de restrição para conter o coronavírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]