• Carregando...
Manifestantes sul-africanos protestam contra Barack Obama nas proximidades do hospital onde está internado Nelson Mandela | Reuters/Siphiwe Sibeko
Manifestantes sul-africanos protestam contra Barack Obama nas proximidades do hospital onde está internado Nelson Mandela| Foto: Reuters/Siphiwe Sibeko

Sul-africanos em protesto pela visita ao país do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniram nesta sexta-feira (28) a poucos quarteirões do hospital em Pretória onde o herói da luta contra o apartheid Nelson Mandela está internado em estado grave.

Obama, em viagem por três países da África, deve chegar nesta sexta-feira à África do Sul e funcionários da Casa Branca disseram que vão consultar a família de Mandela sobre se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos pode visitar o primeiro presidente negro sul-africano.

Mandela, de 94 anos, está lutando contra uma infecção pulmonar que o levou a ser internado há cerca de três semanas.

Cerca de 200 sindicalistas, ativistas estudantis e membros do Partido Comunista da África do Sul se reuniram na capital Pretória para protestar contra a visita de Obama neste fim de semana, chamando sua política externa de "arrogante, egoísta e opressiva".

"Ele veio como uma decepção, acho que Mandela também estaria decepcionado", disse Khomotso Makola, um estudante de direito de 19 anos.

O críticos sul-africanos de Obama têm-se centrado em particular sobre o seu apoio ao uso de drones no exterior, que segundo eles resultou na morte de centenas de civis inocentes, e seu fracasso em cumprir a promessa de fechar o centro de detenção militar dos EUA na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde estão presos suspeitos de terrorismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]