• Carregando...

Várias centenas de defensores de meios audivisuais públicos dos Estados Unidos participaram de uma marcha, este sábado, em Washington, a favor da manutenção do financiamento federal para programação não comercial.

O protesto foi motivado pela ameaça do candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, em debate transmitido pela televisão com o presidente democrata Barack Obama, há um mês, de que caso vença as eleições de 6 de novembro suspenderia o financiamento federal da mídia pública.

A manifestação, realizada no Capitol Hill, sob o slogan "Million Muppet March" (Marcha do Milhão de Muppets), foi protagonizada por marionetes de programas de TV infantis, como Vila Sésamo.

Em 3 de outubro, no primeiro debate transmitido pela TV com o presidente Obama, candidato à reeleição, Romney afirmou que encerraria as subvenções federais ao Serviço de Transmissão Pública (PBS, Public Broadcasting Service), apesar do carinho declarado por Vila Sésamo, programa educativo criado há mais de 40 anos e transmitido por este canal estatal.

"Não é só Vila Sésamo. (...) Queremos apoiar o conjunto do ecossistema dos meios públicos, da TV à rádio e internet", disse à AFP Michael Bellavia, coorganizador da manifestação.

Quinze por cento do orçamento geral dos meios públicos de difusão dos Estados Unidos provêm de Washington. Fundações e entidades privadas aportam o restante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]